Para manter a piscina limpa e própria para uso de forma eficiente é preciso que a limpeza seja realizada manualmente. Por isso, são necessários alguns utensílios, como peneira, cloro e aspirador especifico para esse fim. Confira, aqui, um passo a passo de como fazer o processo:
Limpe a parte externa
Antes de começar a limpar sua piscina, retire toda a sujeira existente nos arredores dela, como plantas caídas no chão, evitando que esse tipo de item caia dentro dela.
Limpeza do pré-filtro
Caso a sua piscina tenha um pré-filtro – dispositivo instalado na piscina para retirar os pequenos resíduos que, porventura, tenham caído dentro dela –, é necessário retirar do recipiente de armazenamento a sujeira acumulada.
Peneiração
Em seguida, com ajuda de uma peneira cata folhas, retire todos os resíduos que estiverem boiando na superfície da piscina.
Escovação
Com a ajuda de um cabo telescópio e de uma escova macia, retire todos os resíduos das paredes e do chão da piscina. Esfregue bem para retirar qualquer acúmulo de fungos e bactérias.
Decantação
Após a escovação, verifique a necessidade de decantação para concentrar as partículas de sujeira. Desligue a bomba da piscina, aplique o líquido decantador e deixe agir por 12 horas. Em seguida, é necessário utilizar um aspirador próprio para piscina e retirar todo a sujeira que estiver visível.
Tratamento químico da água
Por último, é necessário fazer a cloração. O cloro específico é o que desinfeta a água e mata os microrganismos que prejudicam a saúde.
Com as medidas certas de manutenção e limpeza, você e sua família poderão aproveitar a piscina de casa em ótimas condições de uso e sem preocupações